PT / EN / ES           

colhe01_logo.png

COLHEDORA DE 2 LINHAS PARA MUDA DE CANA INTEIRA

 

 

A cortadora de cana inteira de duas linhas, baseada no modelo da colhedora tipo “Soldado”, foi construída para o corte de mudas de cana de açúcar.

 

Baseando-se nos resultados dos testes de campo realizados com a COLHEDORA DE MUDAS, implementou-se alguns aprimoramentos dos componentes e conjuntos dos sistemas de transporte de colmo  através da máquina e, empilhamento de canas cortadas inteiras no solo.

 

As imagens são do protótipo desenvolvido e validado em 1997.

 

 

A máquina é um triciclo autopropelido:(Figuras ao lado: Vista Lateral):

 

 

A máquina é um triciclo autopropelido que abre um aceiro no campo cortando a base do colmo e as pontas da cana e, posteriormente, transportando-as por meio de correntes até a descarga traseira em fileiras perpendiculares às ruas da cana, em uma pilha comum atrás da máquina (Figura 1). Em seguida, o operador pula duas ruas de cana e corta outras duas ruas, também empilhando-as em uma pilha atrás da colhedora (Figura 2). Este procedimento é geralmente seguido em todo o canavial. Em seguida, a colhedora corta as ruas  restantes, as canas em pé, duas de cada vez, transportando a cana para as pilhas anteriores (Figura 3) para fornecer quatro fileiras de cana em cada pilha, para serem carregadas posteriormente por carregadeiras convencionais.

 

 

Um esquema da operação em campo pode ser visto nas Figuras 1, 2 e 3, onde é possível observar o aleiramento realizado pela máquina. 

 

colhe02_logo.png
colhe04_logo.png
ilustr01.jpg

Fig. 1

ilustr02.jpg

Fig. 2

 

ilustr03.jpg

Fig. 3

 

colhe05_logo.png
colhe06_logo.png

 

Descarga interna:

 

As figuras a seguir mostram os braços direcionando as canas inteiras, cortadas na base e sem pontas, por intermédio dos dedos, para a descarga interna, iniciando a leira de 2 linhas perpendiculares à linha de plantio de cana de açúcar.

Vantagens da Cortadora:

 

  •  A máquina adapta-se ao sistema de MEIOSI (*);

 

  • A própria COLHEDORA abre aceiro

 

  • O equipamento faz o corte simultâneo de 2 linhas

 

  • Faz a descarga de cana inteira diretamente no chão

 

  • No caso de interrupção por chuva, permite a retomada do trabalho na frente de corte rapidamente, pois trabalha independente das unidades de carregamento e transporte

 

  • Baixo consumo de combustível, 21 L/H de óleo diesel

 

  • Corte de mudas com baixa porcentagem de gemas danificadas

 

  • Perdas visíveis próximas às do corte manual: 2,4%

 

  • Baixo nível de impureza mineral

 

Nota (*):

 

O MEIOSI, ou Método Inter Ocupacional Simultâneo, SIOM em inglês, Figura abaixo, tem como objetivo principal formar o viveiro de mudas de cana-de-açúcar dentro da própria área de reforma. Logo após a colheita, os agricultores preparam a terra e plantam em fileiras as mudas pré-brotadas. São essas mudas que serão utilizadas para o replantio de toda a área.

meiosi.jpg
colhe13_logo.png
colhe03_logo.png