PT / EN / ES           

colhe01_logo.png

COLHEDORA DE 2 LINHAS PARA MUDA DE CANA INTEIRA

 

 

A cortadora de cana inteira de duas linhas, baseada no modelo da colhedora tipo “Soldado”, foi construída para o corte de mudas de cana de açúcar.

 

Baseando-se nos resultados dos testes de campo realizados com a COLHEDORA DE MUDAS, implementou-se alguns aprimoramentos dos componentes e conjuntos dos sistemas de transporte de colmo  através da máquina e, empilhamento de canas cortadas inteiras no solo.

 

 

As imagens são do protótipo desenvolvido e validado em 1997.

 

 

A máquina é um triciclo autopropelido que abre o aceiro cortando a base, a ponteira das canas e transportando-as por intermédio de correntes até a descarga traseira em leiras perpendiculares às linhas de canas. O operador pula 2 ruas e corta outras 2 aleirando-as atrás da Cortadora. Depois vem cortando as ruas remanescentes descarregando-as lateralmente sobre as esteiras cortadas anteriormente, realizando no final, leiras de 4 ruas para serem carregadas posteriormente por carregadeiras convencionais.

 

 

Um esquema da operação no campo pode ser visualizado nas Figuras 1, 2 e 3, onde se vê o aleiramento que a cortadora realiza.

 

A Figura 1 ilustra a cortadora abrindo o canavial e cortando duas ruas e empilhando-as internamente em uma leira atrás da máquina. Em seguida corta duas ruas alternadas, empilhando-as internamente, deixando em pé as duas intermediárias. Faz esta operação ao longo de todo o campo, Figura 2.

 

Ao concluir retorna formando leiras de 3 ruas ao cortar as primeiras ruas intermediárias, empilhando-as externamente, e complementa  formando leiras de quatro ruas ao dar continuidade a esta operação quando corta as ruas intermediárias subseqüentes, Figura 3.

 

colhe02_logo.png
colhe04_logo.png
ilustr01.jpg

Fig. 1

ilustr02.jpg

Fig. 2

 

ilustr03.jpg

Fig. 3

 

colhe05_logo.png
colhe06_logo.png

Vantagens da Cortadora:

 

  • A máquina adapta-se ao sistema de MEIOSE
     
  • A própria COLHEDORA abre aceiro

 

  • O equipamento faz o corte simultâneo de 2 linhas

 

  • Faz a descarga de cana inteira diretamente no chão

 

  • No caso de interrupção por chuva, permite a retomada do trabalho na frente de corte rapidamente, pois trabalha independente das unidades de carregamento e transporte

 

  • Baixo consumo de combustível, 21 L/H de óleo diesel

 

  • Corte de mudas com baixa porcentagem de gemas danificadas

 

  • Perdas visíveis próximas às do corte manual: 2,4%

 

  • Baixo nível de impureza mineral

 

colhe03_logo.png
colhe13_logo.png