PT / EN / ES           

teste4.png

 

Otimização da Geração de Energia

a Partir da Palha

O POTENCIAL DE GERAÇÃO

Considerando-se uma produtividade de 80TCH, uma usina processa 3,0 Mi ton de cana por safra, produz em média 360.000t de palha (bs) no campo. Se do ponto de vista agronômico for possível trazer 50% dessa biomassa, essa usina hipotética terá 180.000t de palha para usar na geração de energia.

 

Ou seja, quase 160.000 MWh de energia exportável para o grid, apenas da palha.

traço.png

AS PERGUNTAS QUE A SOFIEN AJUDA A RESPONDER

Avaliações agronômicas para determinar o limimte de remoção que não afete a produtividade

 

Análise tecnico-financeira para determinação da rota mais viável de acordo com as peculiaridades de cada usina.

respostas.png

Mapeamento dos talhões com maior potencial de remoção considerando-se a variabilidade das áreas

 

Análise de viabilidade global do negócio, da planta à energia, incluindo externalidades como cotações de insumos, produtos e moedas.

traço.png

AS ROTAS DISPONIVEIS

rotas.png

Cada uma das rotas de recolhimento acima foi estuda através de experimentação de campo pelo projeto PNUD-SUCRE, conduzido pelo LNBR/CNPEM no qual os colaboradores da SOFIEN participaram antes de integrarem seu time. Esses estudos são a base de todo o entendimento das peculiaridades de cada rota, benefícios e prejuízos.

 

Apenas com esse entendimento é possível dizer com segurança e imparcialidade qual a melhor alternativa para a valorização da palha não mais como impureza, mas sim como matéria prima. Know-how que a SOFIEN detém e oferece ao mercado.

 

Abaixo seguem maiores detalhes dos resultados auferidos em cada uma das rotas

traço.png

APRIMORAMENTO EM EQUIPAMENTOS

Cada uma das rotas apresenta limitações e várias dessas limintações são refentes ao desempenho dos equipamentos envolvidos.

 

A SOFIEN detém tecnologia de simulação computacional que permite identificar pontos de falha nos projetos desses equipamentos e propor modificações com alto grau de confiabilidade, garantindo retorno ao investimento e aumento da capacidade operacional de equipamentos de alta valor.

 

Seguem alguns estudos desenvolvidos

TRITURADOR DE PALHA

SISTEMA DE LIMPEZA A SECO